
Na última sexta-feira (26), o Paraná Pesquisas divulgou um levantamento sobre as eleições presidenciais de 2026. O balanço é de estabilidade, com Lula na liderança, o candidato bolsonarista na segunda colocação e, nas simulações de segundo turno, um empate técnico de Lula com Bolsonaro, Tarcísio, Michelle, Flávio e Ratinho Junior.
Nas projeções de primeiro turno, o que varia é o terceiro e o quarto colocado. No cenário 1 (com Bolsonaro), Ciro Gomes é o terceiro e Ratinho Junior o quarto. Já no cenário 2 (com Flávio e sem Caiado), é o inverso: Ratinho em terceiro, Ciro em quarto.
Quando Tarcísio aparece como candidato, a lógica se mantém. Ratinho Junior não está, então o terceiro lugar é de Ciro e o quarto é de Ronaldo Caiado. O cenário 4 é com Michelle. Ciro fica em terceiro, quase numericamente empatado com Ratinho (8,3% a 8,2%).
Os quatro cenários mantém a lógica que percorreu o ano. Lula em primeiro, o candidato bolsonarista disparado em segundo e Ciro disputando o terceiro lugar com Ratinho, que está sempre à frente do Caiado. Mais uma vez, o desempenho de Romeu Zema é ruim, apesar de governar o segundo maior colégio eleitoral do Brasil (Minas Gerais) e ser bem avaliado.
Olhando com um pouco mais de atenção, é possível observar, no recorte regional, que Ratinho vai muito bem no Sul (entre 24% e 28% das intenções de voto); Ciro vai bem no Nordeste (cerca de 10%) e Caiado vai bem na combinação de Centro-Oeste e Norte, sempre um pouco acima de 10% (o Paraná Pesquisas junta o eleitorado dessas duas regiões).
As projeções de primeiro turno são mais para medir temperatura do que antecipar resultado. Ciro e Caiado muito provavelmente não serão candidatos, então há uns 14% de votos que vão mudar de lugar.
Sobre o percentual dos bolsonaristas, os números são: Jair 31,3%; Flávio 27,8%; Tarcísio 26,2% e Michelle 24,4%. O avanço de Flávio (que tinha 19,7% em novembro) provavelmente aconteceu por conta do anúncio de sua pré-candidatura.
Os números do parágrafo anterior não podem ser comparados friamente porque os cenários têm candidatos diferentes. Tarcísio não enfrenta Ratinho e Flávio não enfrenta Caiado (Jair enfrenta tanto Ratinho quanto Caiado).
Sobre Lula, seu percentual sempre fica em cerca de 37%.
Segundo turno
As projeções de segundo turno são mais interessantes de avaliar. Primeiro os resultados:
Lula 43,6% – Bolsonaro 43,4%
Lula 44,1% – Flávio Bolsonaro 41%
Lula 44% – Tarcísio 42,5%
Lula 44,8% – Michelle 41,4%
Lula 43,8% – Ratinho Junior 40,2%
Lula 44,6% – Tereza Cristina 30,3%
Tirando a Tereza Cristina, que pontua mal, Lula empata tecnicamente com todos e o empate com Bolsonaro é quase absoluto. Lula ficou atrás ao longo do ano, assumiu a dianteira em outubro e viu sua vantagem diminuir nas duas pesquisas seguintes.
Está claro que Lula é ligeiramente favorito e que a oposição está cada vez mais consolidada, independente do nome que concorrer. É relevante destacar que Ratinho Junior tem, basicamente, a mesma pontuação que os bolsonaristas. Ótima notícia para o paranaense.
A principal notícia negativa é para Michelle. Não por sua pontuação, mas porque contra ela Lula obtém seu melhor resultado. É automático supor que Michelle é menos rejeitada do que o marido, mas aqui há um indício do contrário. O mais impressionante é que Lula pontua mais contra ela do que contra Tereza Cristina, que pouco passa de 30%.
Preferência de voto
O Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados quem teria mais chance de receber o voto deles, caso Bolsonaro não seja candidato. O resultado foi:
Nenhum desses – 27,3%
Flávio Bolsonaro – 20,6%
Tarcísio de Freitas – 13,7%
Michelle Bolsonaro – 10,3%
Ratinho Junior – 9,8%
Tereza Cristina – 6%
Ronaldo Caiado – 4,5%
Romeu Zema – 2,8%
Existem alguns comentários óbvios a fazer, como a ampla vantagem do Flávio, o desempenho horrível do Zema e a interessante diferença entre Ratinho e Michelle (interessante para o Ratinho, é claro).
Por outro lado, essa pesquisa é contaminada pelo fato de que todos responderam, não só os apoiadores da oposição. Com isso, os números ficam incertos. Só no primeiro turno Lula bate 36%, mas “Nenhum desses” só chega a 27,3%. Onde foram parar os outros eleitores de Lula?
Considerações finais
O último levantamento nacional do Paraná Pesquisas em 2025 mostra que a eleição presidencial de 2026 está completamente aberta, independente de quem será o candidato da oposição. O que quase sempre ocorre aconteceu de novo: Ratinho segue sendo o candidato mais forte fora do bolsonarismo.
Observação: não houve candidato do MDB nesta pesquisa, então, supondo que Ciro será candidato ao governo do Ceará, é razoável dizer que o centro evaporou (considerando as escolhas do Paraná Pesquisas).
Observação 2: a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Deixe um comentário