Com desaprovação em 55%, Lula perde para Bolsonaro, Michelle e empata com Tarcísio

Foto: Ricardo Stuckert

Em fevereiro, o Paraná Pesquisas divulgou dois levantamentos que trazem más notícias para Lula. Seu índice de reprovação bateu recorde, chegando a 55%, maior número registrado no atual governo. Ao mesmo tempo, na simulação de segundo turno das eleições de 2026, Bolsonaro ampliou a vantagem de 3,5% para 4,9% (45,7% a 42,2% em janeiro e 45,1% a 40,2% nesta pesquisa).

Lula costuma variar (registrou 44,1% em julho de 2024), porém há dois fatos inéditos que exemplificam como um dos maiores líderes políticos da história do Brasil está em queda livre. Pela primeira vez, Lula perde para Michelle Bolsonaro e sua distância em relação à Tarcísio de Freitas está na mínima histórica (0,3 ponto percentual).

Considerando a insatisfação de grande parte dos brasileiros com o preço dos alimentos e que a inflação ainda é um problema (a de fevereiro foi a maior para o mês desde 2016), palpito que no próximo levantamento do Paraná Pesquisas Lula perderá também para Tarcísio.

A direita alternativa

O Paraná Pesquisas só incluiu cenários de segundo turno com Bolsonaro, Michelle ou Tarcísio. Os demais candidatos de direita só aparecem nas projeções de primeiro turno. Talvez quando for divulgada a próxima pesquisa nacional eu analise o histórico de pontuação do Tarcísio, mas, por enquanto, focarei nos outros possíveis candidatos.

Há dois problemas para fazer essa análise: ao longo das pesquisas os candidatos mudam e há variações entre os cenários mostrados numa mesma pesquisa. Num mês o candidato do MDB pode ser Simone Tebet, ministra do Planejamento, e no outro ser Helder Barbalho, governador do Pará.

Tarcísio, Ratinho Junior e Zema sempre aparecem um por cenário, mas Caiado não. Isso faz Caiado rachar a direita e nos impede de visualizar a capacidade máxima atual de uma frente ampla encabeçada por um dos governadores. Como Caiado está sempre presente, tendo a focar na pontuação mais alta que ele atinge.

Nesta pesquisa, o cantor Gusttavo Lima é a grande surpresa. Ele alcança incríveis 13% no cenário com Ratinho Junior (que marca 15%) e sem o casal Bolsonaro. Na ocasião, fica em terceiro lugar, à frente de Ciro Gomes (9,8%) e Caiado (6,5%).

Em resumo, Zema não está na pesquisa, Ratinho Junior mantém mais ou menos o mesmo percentual e Caiado tem números especialmente baixos, provavelmente prejudicado pela pré-candidatura de Gusttavo Lima.

A esquerda alternativa

O Paraná Pesquisas testou Haddad, ministro da Fazenda, como candidato da esquerda. Lula lidera 3 dos 4 cenários de primeiro turno em que aparece, enquanto Haddad fica em segundo lugar nas duas simulações em que está, seguido de perto por Ciro Gomes.

No primeiro turno, o único a pontuar mais do que Lula, por enquanto, é Bolsonaro.

Deixe um comentário