
A Câmara de Guarulhos possui 34 vereadores e todos estão tentando se reeleger. O objetivo deste texto é ser um palpite de quais parlamentares conseguirão e quais não conseguirão.
O sistema de eleição parlamentar é complicado. Para conseguir a cadeira, o candidato precisa de uma certa quantidade de votos e precisa que o partido (somando os votos de todos os seus candidatos) atinja certa quantidade de votos.
Em linhas gerais, quanto mais votos o partido recebe, mais parlamentares ele faz. Dentro do partido, quem recebe mais votos fica com a cadeira, mas há um mínimo de votos necessário. Por exemplo, em 2020, o PRTB recebeu votos o bastante para fazer um vereador, mas nenhum candidato conseguiu a votação mínima, então a vaga foi para outro partido.
A minha avaliação considera a votação que o candidato recebeu em 2020, a quantidade de vagas que o partido fez e a concorrência interna.
Não sou um grande conhecedor da política guarulhense, mas vejamos se consigo acertar alguns palpites.
Primeiro os candidatos pelo partido, depois a análise.
Republicanos
Carlinda Tinoco
Sérgio Magnum
Martello
Danilo Gomes
Gilvan Passos
Jayme Júnior
O Republicanos fez 3 cadeiras em 2020, mas está turbinado pela candidatura do Xerife a prefeito, além de a Vanessa de Jesus ter mudado de partido. Há de se considerar que o Delegado Gustavo Mesquita tem um apelo ideológico que o torna um concorrente forte.
Palpite: o Delegado vence, Jayme Júnior não. Os demais se reelegem, com margem de erro para João Dárcio ficar com a cadeira do Danilo Gomes. Danilo foi mais votado do que Martello, contudo, o empresário ganhou notoriedade ao usar os próprios recursos para reformar um campo. Vejo esse estilo como eleitoralmente promissor.
PSD
Luís da Sede
Ticiano Americano
Karina Soltur
Romildo Santos
Lauri Rocha
Geleia Protetor
O partido dos campeões de voto conseguiu 7 vagas em 2020. Imagino que repetirá o feito e Gilvan Passos ficará de fora. Talvez Geleia, um polêmico governista, perca para Maurício Guti, um apadrinhado do prefeito Guti (errata: Maurício foi candidato pelo Mobiliza, não pelo PSD).
Federação Psol/Rede
Janete Pietá
Edmilson Souza
Edmilson foi eleito sozinho pelo Psol com uma votação bem pequena. Imagino que Janete pegará a vaga dele.
PRTB
Márcia Taschetti
Welliton Bezerra
Paulo Roberto
Eu disse que o PRTB recebeu votos o bastante para ter uma cadeira sem que algum candidato atingisse a votação mínima para ser eleito. Isso é positivo para Taschetti, apesar de atritos partidários terem acontecido e talvez o PRTB de hoje ser menos eleitoralmente robusto do que era.
Por outro lado, Welliton foi o vereador eleito com a menor votação, antes da dança das cadeiras mudar a composição da Câmara. Paulo Roberto obteve a cadeira depois desse processo. Por esses motivos, chuto que ambos não vencerão e ela sim.
Federação PT/PV/PC do B
Prof. Rômulo
Maurício Brinquinho
Marcelo Seminaldo
Lamé
O PT é um partido tradicional, mesmo que o popular ex-prefeito Elói Pietá tenha saído. Janete saiu da federação, Lamé entrou. Imagino que os quatro manterão o cargo e não haverá mais vagas, devido a migração de votos para o novo partido do prefeiturável.
Solidariedade
Leandro Dourado
Esse para mim é uma incógnita. Elói pode atrair eleitores, mas Dourado parecia ser mais à direita (a meu ver). Chuto que uma vaga vem daí, talvez não a reeleição de Dourado (o governista que virou opositor. Caminho inverso do percorrido por Márcia Taschetti).
Agir
Jorginho Mota
O partido fez três vereadores, mas mudanças internas levaram Welliton Bezerra para um lado e Dourado para outro. Mota, um notório governista, está num partido que apoia o petista Alencar Santana. Possivelmente, nenhum dos 3 que o antigo PTC elegeu permanecerão com mandato. Destaco que vejo Dourado como o mais próximo de vencer, tanto pelo partido quanto pela votação que teve.
PSB
Wesley Casa Forte
Rafael Acosta
O PSB fez um vereador em 2020, justamente o Casa Forte. Considerando o que me lembro sobre Acosta ter sido um crítico do governo antes da eleição e aliado após vencer, suponho que Casa Forte continuará sendo o único representante do partido na Câmara.
Podemos
Vanessa de Jesus
O Podemos incorporou o PSC, mas não sei o quanto absorveu de seus candidatos/possíveis eleitores. Em 2020, João Dárcio quase entrou, então o mesmo pode acontecer com Vanessa, dependendo de quanto o Podemos absorveu do PSC.
Mobiliza
Pastor Anistaldo
Geraldo Celestino
Ambos os vereadores estavam no PSC. Por sua votação expressiva, imagino que o Pastor vencerá. Celestino entra na minha dúvida sobre quanto poder eleitoral saiu e quanto permaneceu no Podemos.
União Brasil e MDB
Dr. Laércio Sandes em um, Carol Ribeiro no outro
Ambos os partidos elegeram um vereador e possuem um concorrendo, então seria natural manterem a cadeira (embora Carol tenha vencido por outro partido, não pelo MDB).
Partidos sem candidato
PDT – com a saída de Martello, Guto Tavares, atual primeiro suplente, vira teoricamente o nome mais forte dentre os candidatos do partido a vereador.
DC – não tem nenhum vereador, fez dois na eleição passada e possui um candidato teoricamente muito forte: Rodrigo Tavares, que recebeu cerca de 23 mil votos em Guarulhos para governador (2018) e prefeito (2020). É um histórico bem favorável.
Novo – possui nomes que conheço dentre seus candidatos, como o ex-vereador Serjão Inovação. Ao menos uma vaga deve fazer, mantendo a cadeira do Thiago Surfista. Gladys Betinho Acredite esteve na lista inicial de eleitos de 2020, então Betinho Acredite é um dos favoritos do partido a conquistar uma vaga.
PL – impulsionado pelo bolsonarismo, pode receber uma votação expressiva, mas palpito que vão sobrar cadeiras e faltar candidatos com a votação mínima para se eleger.
Meu palpite para a composição da Câmara a partir do resultado das eleições de 2024:
Maurício Brinquinho
Marcelo Seminaldo
Prof. Rômulo Ornelas
Lamé
Janete Pietá
Leandro Dourado
Guto Tavares
Márcia Taschetti
Carlinda Tinoco
Martello
Gustavo Mesquita
Lauri Rocha
João Dárcio
Luís da Sede
Ticiano
Karina Soltur
Geleia Protetor
Romildo Santos
Maurício Guti
Caiçara
Outro do Novo
Santiago
Acácio Portella
Outro do PL
Rodrigo Tavares
André Alves
Sandra Gileno
Outro do PSDB/Cidadania
Wesley Casa Forte
Pastor Anistaldo
Geraldo Celestino
Vanessa de Jesus
Carol Ribeiro
Laércio Sandes
Deixe um comentário