Lucas Sanches em segundo, aponta Paraná Pesquisas

Fonte: Facebook

O instituto Paraná Pesquisas divulgou ontem (4) seu primeiro levantamento feito no mês setembro. Para o desespero do Xerife, pela primeira vez Lucas Sanches assumiu a vice-liderança. No campo da esquerda, Alencar segue muito longe do segundo turno.

No cenário espontâneo, que é quando o entrevistador não apresenta opções, apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar, Elói Pietá pontua 14,8%; Sanches 9% e o Xerife 7,2%. Apesar de aqui já haver a mudança de posição, é no cenário estimulado que a situação do candidato da máquina fica feia.

Em junho, a pesquisa da Paraná apresentou 29,1%; 22,3% e 13,1% como os percentuais de intenção de voto de Pietá, Xerife e Sanches, respectivamente. Os novos números são 31,4%; 17,1% e 20,4%. Achou ruim para a estrela da TV? Calma, é pior ainda.

O cenário de junho que mencionei inclui o Professor Jesus como candidato e não tem o Thiago Surfista. Jorge Wilson não só não absorveu os votos do Professor como perdeu parte significativa do apoio que tinha.

Por outro lado, considerando a pesquisa de junho sem o Professor e com o Surfista, Sanches absorveu todos os votos do Surfista e avançou um pouco mais, saltando de 12,4% para 20,4% (Surfista havia pontuado 5,6%).

É, Xerife do Consumidor, Xerife do Povo, Xerife de Guarulhos e demais apelidos que utilizar, pelo visto não adianta ser o candidato do governador Tarcísio e do “sempre presidente” Bolsonaro.

A contradição de ser opositor do prefeito e ter um vice que foi secretário de Meio Ambiente afasta-me muito de Sanches, contudo, Jorge Wilson é desmotivador. E olha que continuo o achando um candidato melhor do que os demais antigos pré-candidatos governistas (Professor, Surfista e Americano).

No mais, o petista filiado subiu da casa dos 7% para 8,4%, o que não adiantou nada, já que o petista desfiliado passou de 30%, diferente da pesquisa feita em junho. No pior cenário de junho, Nakashima marcava 8,5% e agora chega a 5,4%.

Por último, Waldomiro Ramos subiu 0,9% ou 1% (dependendo do cenário usado para comparação), pontuando 1,9%.

E aí, Xerife, isso é tudo o que consegue fazer pilotando uma Ferrari eleitoral tripla?

A pesquisa de junho está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-08296/2024 e a de setembro sob o n.º SP-00473/2024, tendo sido feita entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro; com um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais (margem de erro e grau de confiança vale para ambas as pesquisas).

Deixe um comentário